estante-livros.jpg

Conteúdos Programáticos e Bibliografias

Classe de Excelência do Maestro Rodrigo Vitta

Conteúdo

Parte 1

Regência: O que é e para que serve?

 

Parte 2

Claudio Abbado e a Técnica de Batuta.

 

Parte 3

Centralidade e Espacialização com Pulso “click”.

 

Parte 4

A desmistificação da Tônica Dominantizada.

 

Parte 5

Análise Formal e Estrutural.

 

Parte 6

Considerações Finais.

 

Bibliografia: 

 

BEETHOVEN, Ludwig Van. Sinfonia nº 1 in C Major Op. 21.

Disponível em http://ks4.imslp.info/files/imglnks/usimg/d/d2/IMSLP00074-Beethoven_Symphony_No.1_In_C_Major,_Op_21.pdf

 

KELLER, Hermann. Phrasing and Articulation: a contribution to a Rhetoric of Music. Toronto, Canada: Norton & Campany, 1973.

 

RINALDI, A. et al. O Regente sem Orquestra. São Paulo: Algol, 2008.

 

ROCHA, Ricardo. Regência: uma arte complexa: técnicas e reflexões sobre a direção de orquestras e corais. Rio de Janeiro: Ibis Libis, 2004.

 

SCHERCHEN, Hermann. Manuale del Direttore D’Orchestra. Edizioni Curci: Milano, Italia, 1986.

 

Classe de Excelência com a Professora Solange Gonçalves 

Conteúdo:

Parte 1

Breve exposição sobre fisiologia da voz.

- Aparelho fonador

- Trato Vocal

- Higiene  Vocal


Parte 2

Exercícios de relaxamento e alongamento.

- Cabeça

- Ombro

- Braços


Parte 3

Exercícios respiratórios.

- Respiração abdominal/intercostal

- Uso do apoio (cinta)


Parte 4

- Vocalizes apropriados para o repertório

- MPB

- Erudito


Parte 5 

- Exemplos do trabalho com alunos

- Repertório  MPB

- Repertório  Musica Erudita.


Parte 6 

- Performace  dos participantes e orientação.

 

Bibliografia

 

BARBIER, Patrick, História dos Castrati, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1993

BEHLAU, Mara & REHDER, Maria Inês. Higiene Vocal para o Canto Coral. Rio de Janeiro,1977

BEHLALU, Mara & ZAMBOM, Fabiana. Bem-Estar Vocal. São Paulo,2006 

KNIGHTON, Tess & FALLOWS, David.  Companion to Medieval & Renasissance Music, cap. Renaissance pitch.

SADIE, Julie Anne. Companion to Baroque Music, cap. Voices

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Canadá.1986. Tradução UNESP,1997

STEHMAN, Jacques. História da Música Européia, Éditions Gérard & Cie Verviers,1964

TOFT,Robert. Whit Passionat, Voice, Oxford, 2014.

 

Workshop com o Professor Israel Cardoso 

Conteúdo:

Parte 1

Planejamento Estratégico.

Parte 2 

Gestão de Pessoas e Políticas Públicas.

Parte 3 

Métodos de Ensino Musical Coletivo.

Parte 4

Escolha de Repertório e Níveis.

Parte 5

Arranjos, Transcrições e Adaptações.

Parte 6

Regência para Educadores.

Parte 7

Pedagogia Aplicada ao Método Coletivo.

Parte 8

Fundamentos Técnicos para Banda ou Orquestra: Quais Princípios devem ser abordados?

Parte 9

Gestão de Ensaios.

Parte 10

Programação e Concertos.

 

Bibliografia:

 

BATTIST, Frank L.. On becoming a conductor: Lessons and Meditations on the Art of Conducting. 1 ed. 1a. Paragráfo: Meredith Music Publications, 2007. 31 p.

 

BERNSTEIN, Leonard.  findings: Fifth Years of Meditation of Music. 1 ed. Broadway NY: Anchor, 1993

 

BOOTH, Wayne C.; COLOMBO, Gregory G.; WILLIAN, Joseph M. A Arte da Pesquisa: The craft of research. 2.Chicago: Martins Fontes, 2000. 345 p.

 

BOONSHAFT, Peter Loel. Teaching music with purpose: conducting, rehearsing, and inspiring. 1 ed. Galesville - MD. Meredith Music Publications, 2006.

 

GREEN, Elizabeth A. H. The modern conductor: a college text on conducting based on the principles of Dr. Nicolai Malko as set forth in his The conductor and his baton. 2a. ed.

Englewood Cliffs (New Jersey): Prentice-Hall, 1969. 298 p.

 

GOMES, Hermes Coelho; ÖSTERGREN, Eduardo Augusto. A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Revista Vórtex, curitiba pr, v. v.3, n. 1, p. 159175 Mai. 2015.

 

KEPLER, João; O. T. Os Segredos da Gestão Ágil: por de trás das empresas valiosas. 1 ed. São Paulo - SP. Gente, 2019. 

 

KOTLER, Philip; H. K.; I. S. Marketing 3.0: As forças que estão defininod o novo marketing centrado no ser humano. 15 ed. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier, 2010.

 

LISK, Edward S. The Creative Director: conductor, teacher and leader. 1 ed. Galesville - MD. Meredith Music  Publications, 2007.

 

LACRUZ, Adonai José. Gestão de Projetos no terceiro setor: uma aplicação prática. 1 ed. Rio de Janeio - RJ. Alta Books, 2017.

 

LACOMBE, Franscisco José M. Comportamento Organizacional Fácil. 1 ed. Rio de Janeiro - RJ. Editora Saraiva, 2017.

 

MARTINEZ, Emanuel. Regência coral: Princípios Básicos. 1 ed. Curitiba PR: Dom Bosco, 2000

 

RUDOLF, Max. The grammar of conducting: A comprehensive guide to baton technique and interpretation. 3 ed. Capitulo 27 2a. Parágrafo: Scheiner Cengage Learning, 1995. 325 p.

 

STITH, Gary. S core rehearsal preparation: A realistic Approach for Instrumental Conductors. 1 ed. 1 Paragráfo: Meredith Music Publications, 2011. 5 p.

 

SHROCK, Dennis. An interview with Margaret Hillis on Score Study. Choral Jornal, Chicago, p. 112, fev. 1991. 35

 

VIEGAS, José Viegas Nuniz Neto. A comunicação gestual na regência da orquestra :Música. 2 ed. São PauloSP:Annablume, 2003. 17 p.

 

TOZZI, Alberto José. ONG Sustentável: o guia para organizações do terceiro setor economicamente prósperas. 1 ed. São Paulo - SP. Gente, 2017.

 

TULGAN, Bruce. Não tenha medo de ser chefe: como combater a epidemia de subgerenciamento e se tornar o líder de que sua equipe precisa. 1 ed. Rio de Janeiro. GMT Editores, 2009.

 

WILLIAMSON, John E. Rehearsing the band. 1 ed.  Galesville - MD. Meredith Music Publications, 2008. 

Workshop com o Professor Luiz Lopreto

Conteúdo:

1. A Cor nas Artes;

2. PRIMEIRAS teorias;

3. A libertação da Cor como Expressão;

4. Primeiras interações da cor como linguagem;

5. As realidades da cor pigmento e luz;

6. Primeiros artistas coloristas;

7. Interação da Cor com as outras artes;

8. Primeiros Artistas Coloristas;

9. As vanguardas e a Cor;

10.Artistas teóricos da Cor;

11.A cor na Arte Contemporãnea;

12. A Cor na Arte Contemporânea atual.

 

Bibliografia:

 

DONIS A. DONDIS. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo, Martins Fontes, 2015;

MILLER BARROS, LILIAN RIED. A Cor no processo Criativo, um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe, Editora Senac, São Paulo, 2006;

ALBERS, JOSEF. Interations of colors. Yale University Press, USA, 2013;

30,000 YARS OF ART. The Story of Human Creativity Across Time & Space. Editora Phaidon, 2015;

JANSON.H.W. História da Arte. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.

 

Outras Informações

Estrutura das

Classes de Excelência 

• Duas etapas, cada uma com  3 horas/aula. Duração total do Curso: 6 horas/aula.

 

• Parte expositiva a cargo do Professor convidado (3 horas/aula).  

 

• Apresentação da Classe de Excelência com mentoria do Professor convidado (3 horas/aula). 

 

• Envio dos trabalhos da Classe Geral ao Professor convidado.

 

• Divulgação dos resultados finais para emissão dos certificados.

 

 

 

Certificação para as

Classes de Excelência

Dois tipos de certificação:

 

Certificação Integral para o aluno da Classe Geral que cumpre as 6 horas/aula do Curso com Metodologia EPC - Ensino Presencial Conectado.

 

Certificação especial para o aluno da Classe de Excelência que cumpre as 6 horas/aula do Curso com Metodologia EPC - Ensino Presencial Conectado.

 

Para ambos será emitido o Certificado de conclusão do Curso assinado pela Direção Acadêmica da Escola.

Cadastre seu e-mail

Fique por dentro de notícias do mundo da Música e receba nossas dicas.